Atividades aquáticas

atividades aquáticas

Atividade aquática é uma excelente estratégia para os dias quentes de verão! Além de se refrescar, você se beneficia das propriedades físicas da água, podendo obter excelentes resultados.
Tanto na natação quanto na hidroginástica (com suas inúmeras modalidades), podemos realizar desde treinos regenerativos (de leve intensidade) até treinos muito fortes (de alta intensidade), tudo dependendo de qual atividade e estratégia serão utilizadas pelo seu professor.
São vários os benefícios obtidos com a prática de atividades físicas no ambiente aquático. A natação, por exemplo, proporciona um aumento do condicionamento físico geral e da eficiência cardiorrespiratória, fortalecimento muscular, emagrecimento e melhora da coordenação motora. Já a hidroginástica, além de todos os benefícios citados acima, auxilia também na diminuição de inchaços e edemas, devido à pressão hidrostática sobre os membros inferiores, e também alívio do estresse e da depressão, pois normalmente é uma aula realizada em grupo e com auxílio de músicas.

Em ambas atividades, pode-se tirar proveito das propriedades físicas da água como, por exemplo:

  • Na água, devido a sua maior densidade, os movimentos corporais sofrem resistência ao avanço, que dificulta os movimentos e torna o exercício um pouco mais lento, porém não menos intenso;
  • A sensação de esforço é menor, pois na água dissipa-se calor com maior facilidade e não se percebe a sudorese;
  • O ambiente aquático poupa o seu corpo de lesões por impacto, devido ao empuxo que reduz os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares.

Converse com o seu professor sobre incluir uma atividade prazerosa e refrescante em sua rotina de exercícios neste verão, e se beneficie das inúmeras vantagens que a água pode lhe trazer!

por Professora Carla Giorchino
fotos: CC0 Public Domain -Pixabay

Compartilhe este Artigo