Chá de Bebê

Chá de Bebê

Os meses que sucedem a confirmação de uma gestação geram bastante expectativa às futuras mamães, sejam de primeira viagem, sejam já experientes. Realizar o sonho de ser mãe é um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher e é grande o desejo de que tudo ocorra bem nessa fase.
A maioria das grávidas gosta da ideia de dividir a ansiedade da espera com pessoas especiais e que farão parte da vida do bebê. Por isso, o famoso Chá de Bebê não pode faltar em meio aos outros preparativos que antecedem a chegada de um pequeno.
O tradicional evento de Chá de Bebê, também conhecido como Chá de Fraldas, sofreu mudanças nos últimos tempos, mas continua sendo um momento especial para as mães. Hoje, as festas estão mais modernas e repletas de cuidados com a tematização e decoração.
Novos participantes também foram agregados aos de Chá de Bebê. Hoje, os homens são bem-vindos e ajudam a dar um tom novo à festa. Uma forma divertida de aproximar o pai do bebê dos preparativos para recebe-lo e inseri-lo no mundo dos cuidados infantis.
“Os chás de bebê mudaram muito nos últimos anos. Deixaram de ser eventos exclusivamente para mulheres e se tornaram uma festa para a família e os amigos. Os homens são parte ativa, inclusive dos presentes. Geralmente ficam responsáveis pelas fraldas ou bebidas da festa”, explica Flavia Batistella Fernandes, designer de Doces e Festas e diretora da Lady Bug, empresa especializada no mercado de festas e doces desde 2012.

Planejamento
Todo planejamento para uma festa requer cuidados quanto ao orçamento disponível. O tamanho e perfil da festa depende de o quanto é possível gastar. Com o valor em mente e já contando com a margem extra de gastos, é hora de começar a planejar!
Os Chás de Bebê de antigamente são bons exemplos de que é possível promover uma festa de forma simples e igualmente especial. O estilo faça você mesmo ainda lidera entre as opções para esse tipo de festa. Vale contar com a ajuda das avós da criança, da cunhada, da prima ou da amiga para preparar tudo do jeitinho que você imaginou e, o melhor, de forma econômica.
Da decoração aos quitutes, tudo é possível ser feito em casa ou de modo colaborativo entre os convidados, desde que seja combinado antecipadamente com eles.  
A Roberta Bento é uma das mães que não abrem mão de um sonho e vão atrás da melhor forma de realiza-lo. E, claro, coloca sim a mão na massa. “Era um sonho, desde que descobri que estava grávida, já pensava no Chá, imaginando como seria”, revela.
“Tudo foi feito com todo amor do mundo”, resume Roberta ao falar sobre os preparativos para o Chá da Mel. Quando a festa aconteceu, ela já estava no oitavo mês de gestação, mas isso não a impediu de participar de cada detalhe da produção. “Eu e minha cunhada que organizamos o Chá de Fraldas, preparamos tudo da decoração até os doces.”
A família do marido dela também ajudou na preparação dos quitutes. A sogra fez o molho com salsichas para o cachorro-quente, uma tia fez sonhos e suspiros, outra tia fez uma salada de frutas e as primas fizeram um bolo salgado.
“O tema escolhido foi princesa. Escolhi este porque já tenho um príncipe e ela é a minha princesinha”, diz. Ela conta que na primeira gravidez fez uma festa mais simples e que não teve toda a produção do Chá realizado para a Mel. “Agora estou completa com um casal de filhos”, comemora.
Se há recursos suficientes e tempo escasso para preparar tudo o que é necessário, você pode contar com os serviços – e até mesmo o espaço – de um buffet. Mas procure não deixar tudo por conta das empresas contratadas. No que for possível, participe dos preparativos e dê o seu toque especial para tornar o momento marcante para você.
A LadyBug trabalha com design em decoração e procura envolver as mães em todo o processo de preparação do Chá. “Dessa forma, a festa tão sonhada ganha a cumplicidade entre cliente e prestador de serviços. Os detalhes de cada festa são alinhados com todo cuidado e carinho com a mamãe, que sempre tem em mente a festa que espera, com tema e cores que deseja”, diz Flavia.

Convidados
Um dos primeiros preparativos de um Chá de Bebê é a lista de convidados e de presentes. Antes de começa-la, pondere se será possível receber a todos em sua casa ou no lugar escolhido para a festa.
Será que família, amigos e colegas de trabalho terão espaço em uma festa só? Ou será melhor fragmentar o evento? Isto é, dividir os convidados e realizar uma festa só para a família e amigos e outra para colegas de trabalho, por exemplo.  
Com a popularização do termo Chá de Fraldas, muitas mulheres têm preferido pedir às convidadas apenas pacotes de fraldas descartáveis. Mas não há mal algum em pedir aqueles itens básicos deste tipo de festa como: body, sapatinhos, meias, toalhinhas, mamadeiras, chupetas, lenços umedecidos e, claro, fraldas e mais fraldas. Essa deve ser uma escolha da mãe e deve ser feita sem constrangimentos, afinal, faz parte do ritual.
Uma festa pensada para receber homens precisa passar por certas adaptações em relação às tradicionais brincadeiras a serem aplicadas.
Da mesma forma que as brincadeiras destinadas à mãe, as brincadeiras destinadas ao pai também deverão mexer com o lado paterno dele, ou seja, ele deverá ser testado em relação aos conhecimentos sobre os cuidados com o bebê, como banho, troca de fraldas e roupas, entre outros.
Brincadeiras que envolvam a adivinhação do presente também podem ser divertidas, pois os homens costumam ter menos familiaridade com os utensílios para recém-nascidos, o que pode render reações inesperadas.

Personalização
Os Chás de Bebê personalizados estão fazendo muito sucesso no meio das festas. “Acredito que o principal motivo se dê ao fato de tornar o evento algo único, passível de cópia sim, mas nunca igual ao original. Dessa forma, o evento se torna algo totalmente pessoal, desenvolvido especialmente para celebrar a chegada do bebê, tão aguardado por todos”, opina Flavia da LadyBug.
A decoração tem recebido maior atenção nos últimos anos e hoje é destaque no quesito “fofura” dos Chás de Bebê. Temas bastante delicados ajudam a compor o ar infantil deste tipo de festa. Os temas mais comuns são de príncipe ou princesa ou ursos azuis ou rosas, além de safári, passarinhos ou corujinhas.
A escolha dos itens que irão compor a decoração de um Chá de Bebê é o momento em que a mãe pode dar o seu toque especial. Se ela preferir, não precisa pensar em um tema específico, mas sim personalizar a decoração ao seu modo. Algumas ideias: porta-retratos, banners ou cartazes com fotos da gestante; varal com roupinhas do próprio bebê; bandeirolas personalizadas; bexigas; laços; enfim, um infinito de possibilidades.
Item de destaque na festa, o bolo pode ser real, fake no tema ou nas cores da festa ou simplesmente feito com fraldas.
Para Flavia, os personalizados vieram para ficar e se aprimoraram muito com o passar dos anos e, hoje, há uma divisão nesse nicho: personalizados e tematizados. “As guloseimas, caixinhas, latinhas e bisnagas seguem como personalizados, porém os doces, como cupcakes, pirulitos de chocolate, popcakes, maçãs decoradas, biscoitos e trufas, ganharam seu espaço com a tematização em pasta e glacê”, explica.
As lembrancinhas distribuídas aos convidados também ganharam novidades. Hoje, a diversidade de opções é grande e tudo pode ser personalizado para estar de acordo com o tema da festa. Embora os imãs de geladeira, chaveiros ou outros objetos de biscuit ainda sejam opções frequentes.

O que servir?
Para receber os convidados, é possível contratar um buffet para cuidar de toda a parte de salgados e doces. Esta é a forma mais prática de agradar a todos sem erro e ter belas opções para expor na mesa junto à decoração.
Mas se o orçamento está curto e você pretende colocar a mão na massa ou contar com a colaboração de seus convidados, quitutes típicos de festas com tom caseiro são a melhor pedida: tortas, sanduíches, salgadinhos, etc.
Economizando um pouco nesta parte, aquela mesa de doces dos sonhos ganha mais chances de ser concretizada. Afinal, as opções de doces para festas não param de surgir e elas dão um toque especial a qualquer festa.
De tempos em tempos, alguma novidade em doces ganha um espaço nas comemorações. É claro que o bom e velho brigadeiro nunca perderá o seu espaço, contudo, sua forma de apresentação tem variado bastante.
Além dos doces tradicionais, nas versões enrolados ou em copinhos, é legal oferecer outras delícias. “Hoje, temos uma variedade tão grande de opções, como os lindos biscoitos glaçados, os cupcakes, as maçãs decoradas, as trufas 3D e os maravilhosos macarrons, que dá para compor uma festa linda com um cardápio variado”, diz Flavia.
Todos os preparativos para o Chá de Bebê representam um momento especial para as mães, que sempre será recordado com carinho. Afinal, depois de passada a fase de espera e já conhecido o bebê, outras etapas da vida virão pela frente e novas e mais novas expectativas surgirão. 

por Amanda Santana
Foto: Divulgação LadyBug

Compartilhe este Artigo