Ponto escuro

e borrão são sinais de perda da visão pela idade

Um ponto escuro ou um vazio no local para onde você olha, que o impede de enxergar com nitidez, são alguns dos principais sintomas da DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade).
Além desses sinais, a doença faz a escrita parecer borrada, o que dificulta continuar uma leitura; as linhas verticais parecem distorcidas; as linhas retas na paisagem, como os lados dos edifícios ou postes, parecem tortas.
“A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença que acomete a região central da retina, a mácula, sendo considerada a principal causa de cegueira na terceira idade”, afirma a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, diretora do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Ela explica que, como a lesão fica na parte central da retina, é preciso “olhar de lado” para enxergar. “Como grande parte da visão central é perdida, o paciente considera difícil fazer atividades diárias que exigem nitidez de visão, como ler, costurar e dirigir”, diz a médica.
Segundo o oftalmologista André Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, existem dois tipos de DMRI: a seca e a úmida. A mais comum e mais leve é a seca. Ela ocorre porque drusas (depósitos originados do metabolismo das células), levam a uma atrofia da região, culminando com a perda da visão. “Esse processo ocorre pelo envelhecimento da célula e sua evolução é mais lenta”, explica.
A forma mais grave da DMRI é a úmida, que se desenvolve rapidamente. “Nela, novos vasos sanguíneos que se formam sob a porção central da retina, chamada de mácula, crescem destruindo a arquitetura da região. Além disso, esses novos vasos se rompem facilmente, promovendo assim a liberação de sangue e fluidos, tóxicos às células da retina”, explica. O resultado é a perda irreversível da visão, se o tratamento não for iniciado precocemente.

Prevenção requer dieta equilibrada Como se trata de uma doença degenerativa, ou seja, relacionada à idade, a DMRI não tem prevenção. Mas adotar algumas medidas relacionadas à manutenção do equilíbrio da saúde geral ajuda, como usar óculos escuros sempre que for se expor ao sol e ter uma alimentação equilibrada. Procure incluir na dieta alimentos como espinafre, óleos vegetais, laranja,manga, sardinha e salmão.

por Bárbara Souza/FOLHAPRESS
foto Divulgação/CC0 Public Domain
arte/FOLHAPRESS

Compartilhe este Artigo