LIVINGS E VARANDAS GOURMET

Espaços  múltiplose integrados

Ter ambientes integrados ou independentes? Esta é uma grande dúvida na criação de projetos para salas e livings de apartamentos, quando falamos em áreas de terraços.
Atualmente, as famílias têm optado por passar mais tempo em suas casas, com familiares, para receber amigos, e até mesmo para home office.  A concepção das áreas sociais da casa mudou bastante. Em plantas de apartamentos, os ambientes destinados às salas e aos terraços estão cada vez maiores, mais iluminados e cheios de detalhes para valorizar estes cômodos, como pequenas áreas para escritório conectadas ao living, salas de TV e churrasqueiras com fornos nas áreas de varandas.
Projetar um jardim suspenso com luz e ventilação natural, uma área gourmet super equipada para receber convidados, ou uma sala ampla, com layout integrado, sem paredes e cheia de luz... Descubra qual opção de projeto para o seu terraço se adequa mais às necessidades e à personalidade da família. (fotos 1 e 2)
Jardim com ventilação e muito paisagismo
Para terraços mais compactos e salas bem distribuídas, a opção de manter a varanda sem envidraçamento e caprichar no paisagismo pode ser muito bem-vinda.
As plantas naturais, além de trazer frescor ao imóvel, emolduram a decoração da sala e ainda podem proporcionar um cantinho de leitura e contemplação.
Neste apartamento (fotos 3 e 4) , a pequena área do terraço foi preenchida com deck de madeira e o jardim completa a decoração. O ambiente dá continuidade ao living e areja o ambiente.
No apartamento (fotos 5, 6, 7, 8 e 9) tem uma planta generosa, com living e terraços amplos. Neste layout a opção foi trabalhar a sala de TV única, servindo também de área de estar. Complementada pela sala de jantar, a área tem apenas dois ambientes, com circulação fluida e integração total. O terraço, com decoração clean e pouco mobiliário, é área de contemplação da paisagem,  livre para as crianças brincarem e ainda emoldura o living.

Integrações parciais e suas infinitas possibilidades para o dia a dia
Dentre alternativas para terraços maiores, transformá-lo numa área gourmet, com balcão para servir, mesa de almoço e equipamentos, é garantia de ter bom proveito do ambiente. Quando existe área suficiente para compor sofás e poltronas, criando um lounge, o local fica completo e independente das salas internas.  Neste caso o ambiente fechado pode ser composto por uma sala de TV mais preservada e a sala de jantar social. As composições da decoração podem ser distintas.
Este amplo terraço foi preenchido com uma Day bed para descanso. Do lado oposto, a área gourmet recebeu mesa de madeira, balcão e paisagismo com temperos. A área livre mantida possibilita boa circulação e pode ser integrada ao living, ou se manter isolada, conforme as fotos 10 e 11. A versatilidade fica por conta da cortina que tem a função de criar os cenários distintos nesta ambientação.

O living
Neste imóvel a churrasqueira é o elemento principal do terraço, ao lado da mesa de almoço. Ainda há lugar para o conjunto de bancos e futons para descanso. Quando a porta balcão se abre, o lounge do terraço complementa a sala de jantar (fotos 12, 13, 14 e 15).
Com living formal e cheio de glamour, o apartamento a seguir (fotos 16 e 17) tem sala de TV com layout diferenciado. Foi utilizada para colocação do painel de home theater a parede entre a janela e porta balcão.
A elegante cortina de seda, painel de fundo para a sala de jantar, a separa do terraço (foto18).
Oposta à sala de jantar, (fotos 19 e 20) a área avarandada do terraço segue a elegância sóbria da decoração. Um belo lounge complementado pela área gourmet pode ser utilizado independentemente do living ou, em dias mais ensolarados, as cortinas podem se abrir e integrar os ambientes.
O terraço vira sala
Em alguns projetos a escolha é se integrar totalmente a sala ao terraço. Fazendo com que esta pequena área cheia de luz e ventilação se torne parte do living e não apenas um complemento.
Na ambientação a seguir a disposição do mobiliário da varanda foi pensada para fazer parte do living. As poltronas circundam a mesa de centro e a circulação se dá livremente entre os ambientes.
As cores, os objetos e elementos da décor são contínuos, trazendo ainda mais unidade ao conjunto.
O estilo e a personalidade do ambiente ficam por conta dos objetos de acervo dos moradores, que imprimem um charme especial ao local (fotos 21, 22 e 23).
Em plantas de metragem muito reduzida, caso deste studio apresentado a seguir, o terraço pode ser a solução da ambientação.
Para conseguir boa distribuição, ter uma cozinha confortável e melhor privacidade – construindo uma parede divisória entre o living e quarto –, a solução encontrada foi retirar a porta balcão existente e transformar o terraço em parte da sala.  O sofá ocupou esta  área, complementado por uma estante de nichos laterais e, um pequeno terraço técnico construído para a condensadora do ar-condicionado (fotos 24, 25 e 26).

Nota-se que, independentemente do porte do imóvel, a oferta de grandes terraços é uma realidade atualmente. A nós, arquitetos, cabe a tarefa de tomar partido destes ambientes para compor uma ambientação rica em detalhes, e otimizando estas áreas dentro da composição que melhor se encaixe no perfil, estilo e dia a dia de cada família.

Carolina Candido - Arquiteta
www.carolinacandido.com.br
Tel.: (11) 2639-3198 | (11) 98109-9307

Compartilhe este Artigo