Marketing para vender

mais e melhor!

A melhor definição de marketing que eu conheço é:
“Marketing é a satisfação sustentável, percebida, dos consumidores pelos pontos de vendas, e a gestão das suas relações com os elos com a sociedade.” Philip Kotler.
Fazer um bom marketing demanda sensibilidade, conhecimento do público-alvo e mercado consumidor, especialmente a preocupação com a experiência do cliente, já que citei Kotler, um dos pais do marketing e autor do livro Marketing 3.0.
No entanto, poucas empresas sabem relacionar o marketing com as vendas, cometendo, muitas vezes, erros na estratégia.
Gastar muito dinheiro num folder não quer dizer que é um bom marketing para sua empresa, pois você pode estar jogando dinheiro fora. Depende do seu modelo de negócio, quando e como este material é usado, a quem ele é entregue. Canso de ver materiais caríssimos sendo jogados no lixo porque chega nas mãos das pessoas erradas ou desinteressadas no determinado produto ou serviço.
Fazer marketing de massa, como TV, rádio, jornais e revistas, demanda um estudo de mercado, analisar o “target” destes canais de mídia e se vale a pena investir muito dinheiro sem ter o retorno ou poder atender a demanda que isto irá gerar.
Nos últimos anos, tenho observado que o melhor marketing é a aquele que influencia a opinião do consumidor ou comprador de uma empresa, tornando-o fã de sua marca e, claro, fazendo o boca a boca. Aliás, este sim sempre será o melhor modelo de marketing e o mais efetivo para a venda. Quando seu cliente se torna promotor de sua marca, sua empresa prospera, cresce  cada dia mais, com mais e mais clientes assim.
Por isso, vendas e marketing andam juntos e o vendedor precisa investir tempo neste aspecto mercadológico. Não adianta ter estoque de produtos sensacionais e uma loja maravilhosa se a pessoa que atende tem aparência pobre, um português ruim, falado ou escrito. Isso depõe contra todo o esforço de marketing que fizer.
Os melhores vendedores que conheço investem na sua imagem, na sua marca, no seu desenvolvimento para promover relações de consumo altamente envolventes.  Quem não pensa nisso, não considera que uma empresa dependerá de seus vendedores para crescer e manter clientes satisfeitos, portanto, põe sua imagem a perder para a concorrência mais preparada, com uma equipe bem treinada.
O vendedor faz marketing pessoal, relacional e ainda neural (neuromarketing). O lado pessoal está na identidade (dele ou dela) como vendedores que são. Presença, boa apresentação, conhecimento de produtos e serviços, linguagem utilizada e como se porta antes, durante  e depois da venda.
Aliás, depois da venda é que vem o marketing relacional, afinal, não adianta vender uma vez só; é preciso prestigiar o cliente comprador, ativo, estratégico. Fazer pós-venda é um marketing de relacionamento importantíssimo e pouca gente faz. Cuidar de ouvi-los, mesmo os que reclamam, pode alavancar mais vendas, pois quase sempre que atendi um cliente insatisfeito, vendi mais para ele ou ela.
Agora o marketing neural é também um poderoso caminho para tornar seu produto ou serviço marcante e percebido como opção de compra. Quando criamos algo que insinua nossa marca na cabeça dos nosso potenciais clientes, temos uma chance maior de retê-los ou de conquista-los.
Um exemplo é a Sadia, que colocou há alguns anos outdoors espalhados por todo o Brasil, com um “S” gigante, seguido de “50 anos”, por ser seu aniversário. Nem foi preciso por o nome da empresa, afinal, um “S” gigante já leva você a essa conclusão.
Um perfume, uma identidade visual (cores, formas, etc), qualquer coisa que enuncie o seu negócio na cabeça do seu cliente é um recurso valioso na influência que terá no mercado.
Pense em investir algum tempo pensando nos seus diferenciais de marketing e não prescinda de ter uma apresentação marcante, de bom gosto, memorável e que proponha uma experiência favorável aos seus clientes em potencial. Cuide disso para vender muito mais.
Acesse meu portal com conteúdo de vendas e marketing em www.marceloortega.com.br  que diz muito sobre mim e sobre aquilo que ensino nas organizações.
As melhores empresas fortalecem seu marketing e potencializam suas vendas com treinamento adequado de seu time comercial. Vendedores funcionam como motor de toda e qualquer organização, por isso, não hesite em treinar este profissional essencial, que cuida do bem mais valioso de seu negócio: o cliente.
Sucesso em Vendas a até a próxima.

 

Marcelo Ortega

Marcelo Ortega

Palestrante, treinador, consultor em vendas e autor do best-seller “Sucesso em Vendas"

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