Mercedes-Benz GLC 250

Mercedes-Benz GLC 250

A Mercedes-Benz traz para o Brasil a segunda geração de seu utilitário esportivo médio. Inteiramente novo, o modelo ganhou a designação GLC e substitui, na linha de SUVs da marca, o anterior GLK. Oferecido no País em duas versões, GLC 250 4MATIC e GLC 250 4MATIC Sport, o novo utilitário esportivo representa uma evolução em diferentes áreas.

Do ponto de vista técnico, o GLC se destaca pelo alto nível de segurança já característico da marca, apresentando sistemas de assistência ainda mais sofisticados. A nova suspensão adaptativa, as cinco opções dos modos de transmissão do sistema DYNAMIC SELECT e a tração integral permanente 4MATIC aumentaram não apenas o conforto de rodagem, mas também a agilidade esportiva do veículo – seja qual for a superfície em que esteja trafegando.
Visualmente, a carroceria segue a linguagem de design, que serve como parâmetro para futuras famílias de utilitários esportivos.
“Nosso novo GLC combina o máximo em conforto de rodagem com um toque esportivo, excelente dirigibilidade na estrada e fora dela, atraindo o olhar com um novo design e uma nova linha de equipamentos. Exemplo disso é o câmbio 9G-TRONIC que permite mudanças de marchas muito rápidas, resultando em grande benefício de eficiência. O modelo faz parte de uma nova proposta da Mercedes-Benz para a linha de SUVs, caracterizados por maior versatilidade e dinamismo, proporcionando uma experiência totalmente nova no segmento de utilitários esportivos”, afirma Holger Marquardt, diretor geral Automóveis América Latina.

Estilo: dinamismo nas formas
A filosofia de design por trás do novo GLC privilegia essencialmente a estética moderna sobre o clássico visual off-road. O design dinâmico proporciona ao veículo apelo emocional, ao mesmo tempo em que emprega formas puristas. As superfícies são uma referência à clara linguagem de design seguida por todos os SUVs mais modernos da Mercedes-Benz.
Sob o aspecto técnico, ele estabelece novas referências em todas as áreas. A capacidade off-road do SUV médio continua alta como sempre. A característica dianteira SUV, com um balanço curto e sucinto, vertical; a grade do radiador tridimensional com uma dupla travessa e a estrela da marca posicionada ao centro seguem a nova linguagem de design da Mercedes-Benz. Faróis marcantes (LED High Performance na versão Sport) dão ao GLC um visual autoconfiante que é enfatizado ainda mais por seu distinto design noturno. Os para-choques com protetores inferiores integrados, na versão Sport trazem um design especialmente esportivo da AMG.
A vista lateral exibe uma área envidraçada quase como a de um cupê, que juntamente com a distância entre eixos 118 milímetros maior, dá ao GLC um perfil elegante e alongado. Proteções em preto fosco nos para-lamas, rodas de liga leve com 18 ou 19 polegadas (na versão Sport) complementam o visual esportivo do modelo.
A traseira é caracterizada pelos ombros largos, a orientação horizontal das linhas de contorno e as lanternas em LEDs divididas, apresentando um design noturno diferenciado. Com a integração da antena nos espelhos externos e no defletor do teto, foi possível eliminar aquela que antes era utilizada no teto.

Interior ainda mais confortável
A mudança de paradigmas na área do design não afetou apenas a aparência externa. A mudança de modelo também é marcada pela melhoria do interior. O novo idioma de design é marcado pelo dinamismo esportivo e materializa uma nova interpretação moderna de sofisticação. O interior do GLC oferece a atmosfera de bem-estar que é uma característica da marca, proporcionada por materiais de alta qualidade usados apresentando uma aparência artesanal como couro napa ou detalhes em madeira com poros abertos, detalhes meticulosamente acabados e uma agradável sensação ao toque. Há também mais espaço à disposição dos ocupantes e para a bagagem, com 80 litros a mais de espaço para as bagagens se comparado ao seu antecessor GLK.
Na versão Sport, o teto solar panorâmico reforça a sensação de luminosidade e arejamento do interior. Dois pontos fundamentais no desenho interno totalmente novo são o painel e o console central com suas linhas fluidas. O grande console em peça única se estende elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços. Essas linhas bem definidas criam uma sensação de espaço aberto e moderno. O touchpad se acomoda ergonomicamente no console central. Como em um smartphone, ele permite a operação simples e intuitiva de todas as funções da unidade central por meio do movimento dos dedos. O touchpad também permite entrar com letras, números e caracteres especiais manuscritos –em qualquer uma das línguas aceitas pelo COMAND Online. Um display de mídia posicionado no centro é parcialmente integrado acima do console central. Cinco saídas de ar redondas com efeito metálico dão ao painel um ar esportivo e criam um interessante contraste com a aparência mais quente dos outros materiais.

Mais espaço, mais diversão, mais conforto
Comparado ao seu antecessor, o novo GLC 250 4MATIC é mais espaçoso, tanto para os ocupantes da frente quanto os de trás. O aumento do comprimento do GLC foi aproveitado com eficiência para aumentar o espaço útil interno. Quase todos os fatores de conforto foram melhorados – em alguns casos, substancialmente – principalmente o espaço no banco traseiro.
Outro critério de conforto – a facilidade de entrada e saída para os passageiros de trás – aumentou 34 milímetros no espaço para os pés.
Pelo uso eficiente do espaço e acomodação inteligente, os engenheiros também conseguiram aumentar o tamanho do compartimento de bagagem e facilitar sua utilização com uma área de carga nivelada. O banco traseiro possibilita uma divisão 40/20/40 e oferece uma posição de carga que aumenta a capacidade do porta-malas por travar os encostos em uma posição mais vertical. A capacidade de carga atrás do banco traseiro aumentou de 80 para 110 litros, chegando a um total de 550 litros. No total, o GLC pode levar até 1.600 litros de bagagem – 50 litros mais do que anteriormente. O comprimento máximo do compartimento de bagagem é 1.320 milímetros, enquanto a largura máxima aumentou 150 mm, chegando a 1.100 mm. A versão Sport conta ainda com o acionamento elétrico da tampa do porta-malas EASY-PACK, para maior facilidade de acesso.

Ganho aerodinâmico: economia e conforto
A variação do design também proporcionou um desempenho aerodinâmico ainda melhor ao novo GLC. Com Cd = 0,31 e arrasto aerodinâmico total de 0,794, o modelo estabelece uma clara referência para o segmento. Além da forma básica do veículo ser mais eficiente, esse desempenho aerodinâmico resulta também de um grupo de soluções detalhadas, como a vedação das áreas ao redor do radiador e faróis, uma persiana para o radiador, o defletor de teto estendido ou os painéis otimizados sob a carroceria.

Peso reduzido
Apesar das dimensões exteriores evidentemente maiores, da maior distância entre eixos e de uma disponibilidade maior de equipamentos, o peso do veículo foi reduzido em até 80kg. A principal contribuição para esta redução é a carroceria totalmente nova, 50kg mais leve do que o GLK, graças a uma inteligente combinação de materiais incluindo alumínio e aços de alta e ultra-alta resistência. Componentes de alumínio também reduziram o peso do chassi, o que também se reflete no conforto de rodagem, graças à redução das massas não suspensas.
A nova caixa de transferência usada como um módulo adicional e a transmissão 9G-TRONIC, com sua carcaça de magnésio, levaram a uma redução de 12kg no peso, em relação ao modelo anterior.

Suspensão e conforto
A versão GLC 250 4MATIC conta com a suspensão AGILITY CONTROL, com molas de aço e sistema de amortecimento variável, enquanto a versão Sport conta com a suspensão Sport, mais firme e rígida, porém mantendo o conforto para os ocupantes do carro.

Trem de força proporciona agilidade, dinamismo e conforto sob medida
O novo GLC traz de série o sistema DYNAMIC SELECT com cinco modos de condução. Todos os programas do DYNAMIC SELECT são visualizados no display de mídia central.
Ambas as versões oferecem a tração integral permanente 4MATIC com divisão básica de torque de 45% por 55% do torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Em conjunto com os sistemas de controle dinâmico de condução ESP, ASR e 4ETS, isto garante uma dirigibilidade superior e reações claramente previsíveis.
Transmissão 9G-TRONIC
A transmissão automática 9G-TRONIC com nove marchas é de série. Dependendo do modo escolhido no controle DYNAMIC SELECT, a transmissão automática com conversor de torque proporciona maior agilidade e respostas rápidas ou uma atuação mais suave. O potencial da nova transmissão é explorado em sua totalidade. Ela proporciona uma impressionante velocidade nas trocas e perfeitas transições para aceleração, assim como trocas suaves e quase imperceptíveis para uma condução agradável.

Segurança em primeiro lugar
O sistema ATTENTION ASSIST é de série como em todos os automóveis da Mercedes-Benz. A versão Sport é equipada com o sistema Intelligent Light System em LED e o Active Parking Assist (assistente de manobra) estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou perpendiculares.
A melhor ergonomia e a simplicidade dos controles no GLC 250 4MATIC também colaboram para aumentar a segurança. Todas as funções e regulagens importantes do veículo podem ser acionadas intuitivamente, utilizando a tecla central rotativa ou o touchpad (na versão Sport). As regulagens selecionadas ou informações são visualizadas na grande tela colorida localizada ao centro do painel. Além disso, teclas de seleção direta, próximas ao interruptor dos faróis à esquerda do volante, permitem ativar diretamente os sistemas de assistência mais importantes.

Proteção para os ocupantes
Fiel à tradição da Mercedes-Benz, a carroceria é a base para uma segurança exemplar em caso de colisões. O núcleo deste conceito é o habitáculo de alta resistência. Ele é rodeado por zonas de deformação especificamente calculadas e testadas na prática, que garantem o máximo de segurança aos ocupantes do veículo graças à otimização dos canais de distribuição das forças e uma combinação de peças em alumínio fundido com materiais de ultra-alta resistência.
Isto garante ao novo GLC 250 4MATIC um excelente posicionamento em todas as classificações de segurança vigentes internacionalmente.
Entre os principais destaques de segurança estão:
Compartimento de passageiros altamente robusto, utilizando chapas de aço de alta e ultra-alta resistência, chapas de aço com espessura graduada e componentes de alumínio fundido;
Uma grande zona de deformação na dianteira, graças a uma subestrutura que absorve a energia adicional em caso de acidente;
Várias trilhas paralelas de condução de energia para melhor distribuição das forças de impacto em colisões frontais parciais;
Estrutura adicional de aço de alta resistência entre o alojamento do amortecedor e a travessa do para-brisa no lado do condutor, que reduz a movimentação dos pedais e da direção na área dos pés;
Reforços adicionais na carroceria a fim de evitar que a roda dianteira atinja a área dos pés em colisões frontais graves;
Travessa transversal de alumínio extrudado entre as colunas A;
Portas com perfil reforçado;
Reforço no túnel central e elementos laterais contínuos no assoalho;
Base dos assentos traseiros com reforços adicionais, separados do assoalho;
Estrutura traseira de material composto com elementos longitudinais do assoalho com espessura graduada.
Além dos cintos de segurança de três pontos, com acionamento de dois estágios e tensionamento reversível e limitação de força para o condutor e os passageiros da frente e dos assentos traseiros laterais, 7 airbags protegem os ocupantes no caso de um acidente.  Eles incluem bolsas laterais combinadas para tórax e pélvis para o motorista e passageiro da frente e um novo airbag de janela que se estende pelas duas fileiras de bancos e outro para os joelhos do condutor.

Duas versões
O novo GLC 250 4MATIC será oferecido no Brasil em duas versões, ambas com as mesmas características técnicas, como o motor 2.0 de 211 cv, a transmissão automática 9G-TRONIC e a tração integral permanente 4MATIC.
A versão Sport, topo de linha, diferencia-se pelo acabamento esportivo AMG Line interno e externo, além de uma série de equipamentos mais abrangente.
Ambas as versões chegaram aos concessionários no mês de fevereiro com preços de R$ 222.900 e
R$ 264.900 respectivamente.

texto e fotos Divulgação

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