O fantástico mundo dos bolinhos

O fantástico mundo dos bolinhos

Massa, recheio e cobertura. Esta é a receita que agrada a praticamente todos os paladares. Os bolos são mesmo guloseimas especiais. Cada vez menores e em formatos diversos, hoje, recebem diversos nomes de acordo com suas características.
Tudo começou com a onda dos cupcakes. De origem americana, os “bolos de xícara” – levando a tradução ao pé da letra – conquistaram os brasileiros e faturaram uma fatia do mercado de bolos só para eles. Registros da história da culinária americana atribuem ao século 18 o surgimento dos bolos feitos em xícaras, contudo, somente na década de 1950 houve, de fato, a sua popularização.
No Brasil, a partir de 2009, milhares de quiosques e cupcakerias especializadas surgiram em um verdadeiro boom. Hoje, de forma um pouco mais contida, o doce tem presença garantida em qualquer doceria que se preze.  
Depois dos cupcakes, outros formatos também foram ganhando destaque e passaram a dividir o espaço das mesas de festas com os bolinhos de xícara. Difícil mesmo é escolher um deles para se deliciar quando nos deparamos com uma mesa repleta desses pequenos bolos tão especiais.
Mercado de bolinhos
Sempre em busca do bolo perfeito e de olho em acompanhar esta nova demanda, a doceria Bolo de Caneca, fundada em 2010, passou a produzir os cupcakes em meados de 2011, e logo em seguida os naked cakes. Formatos de bolos que “eram a febre no momento”, como destaca Manu Severo, sócia-executiva da doceria.
O naked cake se caracteriza por ser um bolo sem cobertura, que deixa à mostra as camadas de massa e recheio. Um modelo rústico, mas bastante charmoso. Este por sua vez também possui sua versão mini, que pode ser apresentada em pratinhos ou em mini cúpulas.
Os cakelettes, bolos recheados e confeitados em versão mini, também fazem sucesso nas festas. Normalmente são cobertos por chocolate ou pasta americana.
Bolos caseiros em formatos pequenos são opções que a Mamuska Doces produz, desde maio de 2014. A adaptação do tamanho foi necessária para atender ao interesse dos clientes que sempre achavam os bolos caseiros “tradicionais” grandes de mais. “Hoje, sabemos que as famílias mudaram seus formatos e padrões, então, tivemos que nos atentar às necessidades de nossos clientes”, diz Rogério Campos, administrador da Mamuska Doces.  
Os mini bolos caseiros se tornam um novo filão de vendas para a Mamuska Doces ao lado de bolinhos personalizados como cupcakes e bolos push up.
Conhecidos lá fora como “push up pop cakes”, os bolos push up são uma tendência em festas e eventos, principalmente infantis. “Os bolos push up são montados dentro de uma embalagem transparente, que parece uma taça, deixando aparecer todas as camadas do doce. Para comer, os convidados apenas têm de empurrar o bolo para fora da embalagem, dispensando o uso do garfo!”, explica Rogério.
A Mamuska Doces produz ainda bolos caseiros na marmita, formato usado também para brigadeiros. Uma opção diferente para personalizar os bolinhos e ideal para festas, chás de bebê, lembrancinhas de maternidade, entre outras.

Em busca da perfeição
Atender ao anseio do mercado por novidades é uma tarefa que exige preparo. É preciso saber reconhecer as necessidades dos clientes, mas também preparar-se para atendê-las.
Alguns bolinhos produzidos pela Bolo de Caneca vão do mais básico ao mais trabalhado, passando pelos naked cakes, espatulados, bolo com placas de chocolate, kit kat, charlottes e pasta americana. Mas para lançar essas novas opções de bolo, foi necessário ajustar receitas, aprender novas técnicas e pesquisar tendências e novidades. “O elogio que mais ouvimos é que nossos produtos além de lindos são deliciosos! O que não é uma regra no mercado de bolos e doces para eventos”, afirma Manu.
Na Bolo de Caneca os temas mais pedidos pelos clientes para a personalização dos bolinhos são passarinhos, flores, ursinhos, os personagens Minnie e Mickey, heróis,
entre outros. Já os sabores mais procurados para os bolos infantis são os de chocolate com brigadeiro, e para os adultos, os de doce de leite, nozes e trufados.
“Acho que tudo se comemora com bolo! Bolos são mágicos! Até aquela simples festinha ganha outra dimensão quando se tem um bolo na mesa, todos sempre aguardam ansiosamente pra corta-lo!”, opina a sócia-executiva da Bolo de Caneca. Para ela, o sucesso dos bolinhos decorados se deve ao fato destes serem ainda mais especiais. “As pessoas ainda ficam na dúvida se são ‘de comer’ até a hora de corta-los mesmo!”, diz.
 O sucesso de uma doceria que trabalha com bolos especiais pode surgir também da receita “qualidade mais amor”. Este é o caso da Mamuska Doces, que investe fortemente na qualidade da matéria-prima utilizada e oferece muito de amor em seus produtos. “Nossa empresa é 100% familiar o que nos permite sempre atender às demandas de nossos clientes em termos de personalização”, diz o administrador Rogério.
Não é só em festas que os bolinhos têm espaço garantido. É comum presentear familiares e amigos com estas gostosuras. E até mesmo no mundo corporativo eles são bastante apreciados como mimos para funcionários.
Este é um mercado que a Mamuska Doces também atende, oferecendo bolinhos caseiros, marmitinhas e cupcakes. “Nossos cupcakes são todos recheados e com cobertura, a massa é bem levinha e com sabor intenso. É possível personalizar a embalagem a gosto do cliente”. Os temas mais pedidos pelos clientes para a personalização de bolos de festas são os personagens Pepa e Homem-Aranha, além de times de futebol. E os sabores mais procurados para os bolos de festa são brigadeiro gourmet e prestígio.

 

Pequenos, mas saborosos

Cupcake
Mini Naked Cake
Cakelette (Mini Bolo)
Bolos Push Up
Cake Pop
Cake Ball
Cone Cake
Bolos na marmita
Bolo de pote

 

 

por Amanda Santana
Foto: CanStock

Compartilhe este Artigo