Sempre em movimento

Sempre em movimento

Viver mais e com qualidade de vida é um desejo que acompanha o homem ao longo de toda a sua vida. A consciência de que a prevenção de males na juventude ajuda todos a terem um envelhecimento saudável é cada vez mais comum entre a população brasileira.
Cuidar da saúde, manter alimentação saudável, praticar exercícios físicos, estimular o bem-estar psíquico, entre tantas outras orientações, hoje, são disseminadas desde cedo. Com mais informação, as pessoas na terceira idade encaram o novo momento da vida de forma mais leve do que as gerações passadas, nas quais havia o estigma de que a “velhice” era uma fase de dores e incapacidades.
Os idosos de hoje estão mais preparados para lidar com as famosas “coisas da idade” com entusiasmo, com a certeza de que há formas de tornar esta fase uma das melhores da vida.  E um dos principais pensamentos que todos devem ter é de que é possível manter a saúde, disposição e autonomia na terceira idade.
Naturalmente, o envelhecimento impacta nas capacidades funcionais do corpo, provocando a perda do equilíbrio, enfraquecimento dos músculos, queda da resistência, andar mais lento e dificuldades em realizar movimentos simples. Por isso, a realização de atividades físicas por idosos funcionam como estímulos que amenizam ou revertem esses problemas.
Neste contexto, a prática do pilates é uma grande aliada para o envelhecimento saudável. De acordo com Inelia Garcia, diretora do The Pilates Studio® Brasil, o autêntico método pilates possui uma série de exercícios simples, denominados Pré-pilates, que podem ser executados diariamente. “Estes exercícios foram criados por Joseph
Pilates para manter a autonomia e a funcionalidade de pessoas idosas. São eficazes para retardar as limitações do envelhecimento, melhorando o desempenho em atividades da vida diária e preservando o máximo de autonomia aos idosos”, explica Inelia.
O ideal é que a atividade seja iniciada ainda na juventude, contudo, em qualquer idade é possível começar a praticar o pilates. É claro que os cuidados na terceira idade poderão ser redobrados e a avaliação da condição da saúde do praticante acompanhada mais de perto. Mas tudo isso trata-se apenas de adaptações para que a prática seja mais eficaz.
A professora da unidade Anália Franco da
Companhia Athletica, Luciana Venturineli, explica que até para uma pessoa mais jovem adaptações podem e devem ser feitas.  “Por isso, o pilates é tão extraordinário: apoios para a cabeça, plataformas para sentar, mudança nas posições iniciais. Cada detalhe é importante para que o aluno execute o exercício com uma postura confortável e correta.”
A relação de confiança entre aluno e professor é fundamental na prática do pilates. No dia a dia, o professor irá acompanhar a evolução física do praticante por meio de conversas. “O início da aula é um bom momento para questionar como o aluno passou os dias em que não esteve no pilates, se teve dificuldade para realizar algum movimento em sua rotina ou se teve alguma dor diferente”, diz Luciana.
No The Pilates Studio® Brasil, ao iniciar as aulas, o praticante faz uma série de fotografias para medir seu desempenho e limitações atuais. “O professor, então, irá trabalhar com as necessidades específicas do corpo do praticante, visando tirar o máximo proveito das sessões. Periodicamente, o aluno refaz as fotografias, avaliações físicas e fisioterapêuticas, entre outros”, explica a diretora Inelia.

Avaliação médica
Assim como em qualquer outra fase da vida, uma pessoa interessada em praticar uma atividade física deve consultar um profissional médico para avaliar sua condição física e obter o aval para iniciar os exercícios.
Com o aval médico e conhecimento das condições do aluno, o professor planejará as aulas de acordo com o perfil do aluno. Portanto, ele deverá estar atento às restrições de cada caso e oferecer aulas seguras e eficazes. Por isso, Luciana orienta que o interessado em praticar pilates converse com amigos e parentes e procure indicações de um instrutor. 
Resultados
Com a evolução das atividades, o praticante começa a ser beneficiado e as melhoras no corpo costumam ser rapidamente visíveis. A professora da Companhia Athletica explica que o fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna é um dos benefícios da prática, fator que torna-se ainda mais importante se observado que “entre 60 e 80% da população já sentiu ou sente alguma dor na coluna e a idade é um fator agravante”.
Outras melhoras destacadas pela professora são a atenuação dos desvios posturais – pois, mesmo em uma pessoa com mais idade, é possível evitar que os desvios se agravem – e a melhora do equilíbrio e da flexibilidade, que diminuem com o passar dos anos.
Os exercícios de pilates fortalecem especialmente a região do abdômen e da coluna, favorecendo o ganho de equilíbrio.  A melhora do equilíbrio é um benefício importante proporcionado pelo pilates, pois evita-se quedas, uma ocorrência frequente entre idosos.  
O método desenvolvido por Joseph Pilates, chamado de Contrologia, vai além do exercício físico, focado no fortalecimento muscular e resistência, pois o objetivo é condicionamento tanto do corpo quanto da mente.
A diretora do The Pilates Studio® Brasil destaca como benefício do pilates para a mente o estímulo à inteligência, à memória e ao relacionamento dos idosos entre seus familiares, amigos e sociedade em geral. Desta forma, “melhora-se a autoconfiança, autoestima, e, dentro disso, a capacidade de aprendizagem e de treinamento da funcionalidade, para que sintam-se mais motivados e capacitados a fazer as simples atividades do dia a dia”.
Para Luciana, da Companhia Athletica, o principal benefício acontece quando o idoso sente-se capaz. “Uma coluna mais móvel e um corpo mais forte pode mudar a maneira com que o idoso se enxerga e enxerga a vida.”

Benefícios do pilates na terceira idade:

por Inelia Garcia, diretora do The Pilates Studio® Brasil

  • Melhora as condições musculares (força, resistência e controle motor) e articulares (mobilidade);
  • Melhora a flexibilidade e o relaxamento;
  • Beneficia o sistema cardiorrespiratório, como a circulação periférica;
  • Auxilia na prevenção da obesidade e da descalcificação óssea, evitando ou retardando o aparecimento da osteoporose;
  • Melhora a postura, a coordenação motora e o equilíbrio, desenvolvendo a autoimagem e a autoestima, que são importantes para preservar e promover a independência e autonomia das atividades da vida diária (AVDs);
  • Beneficia os atos de caminhar, sentar e levantar, subir e descer escadas. Estes serão executados com mais equilíbrio e segurança, com um controle maior do corpo, do movimento e gesto motor; e
  • Faz com que eles consigam se higienizar, seja no banho seja nos demais atos, de uma maneira mais natural e segura.

The Pilates Studio® Brasil – Unidade Anália Franco
Endereço: Rua José Oscar de Abreu Sampaio, 113 - Telefone: (11) 2268-1251

Companhia Athletica – Unidade Anália Franco
Endereço: Rua Regente Feijó, 1739, Loja AC 38/39 (Piso Acácia - Shopping Anália Franco)
Telefone: (11) 2672-7800

 

por Amanda Santana
Foto: canstockphoto

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