Campos do jordão,

A “suíça” no interior paulista

Charmosa, de clima frio, com arquitetura inspirada em modelos europeus e localização privilegiada, Campos do Jordão é considerada a Suíça brasileira. Os ares de montanha e a sensação de estar em outro país são, definitivamente, alguns dos maiores encantos do local, atraindo um público diversificado e passeios e roteiros para todos os gostos.
Durante o ano, a região recebe mais de dois milhões de visitantes de faixa etária variada, provavelmente pelos atrativos, áreas verdes, pousadas e hotéis aconchegantes, alta gastronomia e eventos culturais. Há, ainda, muitas opções de compras em shoppings, boutiques e malharias, além de um valioso acervo de obras de pintores e escultores brasileiros e estrangeiros, distribuídas ao ar livre ou em museus.
A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira, a 167 km de São Paulo, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Campos é considerada a cidade mais alta do país e o destino paulista mais disputado durante o inverno, colaborando com a economia local, já que o turismo é a principal fonte de renda do município.

Sabores de Campos do Jordão

Para o público mais exigente, a localidade oferece gastronomia de alto nível e conta com um grande número de restaurantes conceituados de culinária internacional e outros tipicamente brasileiros, além de chefs renomados. Um atrativo é que muitos pratos utilizam frutas vermelhas, pinhão, trutas, cerveja e chocolate, típicos da Serra da Mantiqueira, todos com produção local.
Na Vila Capivari, há muitas opções para degustar e se aquecer. O bairro conta com restaurantes requintados, lojas de chocolate, bares e cervejarias. Entre os locais mais requisitados e concorridos de Campos, O Baden Baden Restaurante e Choperia existe há 30 anos na cidade e se destaca no centro da vila. O estabelecimento oferece aos clientes chopes e cervejas artesanais e os mais tradicionais pratos da cozinha alemã, atendendo os mais variados perfis de clientes.

(Endereço: Rua Djalma Forjaz, 93, sala 6 – Vila Capivari, Campos do Jordão. Tel.: (12)3663-3610)

Novidade no bairro Vila Capivari

Em maio, teve início o Capivari Food Trucks, primeiro evento do gênero na região. A entrada é gratuita, o espaço tem capacidade para 300 pessoas, termina no dia 2 de agosto e não atende às segundas-feiras. O cardápio tem opções que variam entre R$25 e R$35. Moradores e turistas podem escolher entre lanches argentinos, comida mexicana, pizzas, cafés, bebidas quentes, fondues, bolos, doces, culinária oriental, churros gourmet, cozinha rústica, burgers, cervejas e petiscos.
Há, ainda, um bike park na entrada, práticas esportivas, atrações musicais, experiências gastronômicas e recreação infantil.

(Endereço: Avenida Doutor Vítor Godinho, 91 – Vila Capivari, Campos do Jordão. Horários de funcionamento: terças, quartas e quintas-feiras, das 11h às 0h; sextas, sábados e feriados, das 11h às 0h e domingos, das 11h às 20h.)

Compras

Na Vila Capivari há boas opções de lojas de roupas e acessórios, malharias e artigos em lã e linha. Durante a alta temporada, o bairro recebe o Market Plaza, o maior shopping sazonal do Brasil, oferecendo ao público opções de gastronomia, compras e lazer. Este ano, completa a sua 20ª edição e a novidade é a presença dos food trucks.

(Endereço: Avenida Macedo Soares, 499, Vila Capivari, Campos do Jordão.)

Outra alternativa para compras e tomar um bom café é a Maison Genève, espaço que combina moda e gastronomia. O local possui uma loja, que vende peças clássicas e elegantes e, desde 1973, é considerada a grife mais tradicional de Campos do Jordão. O Sans Souci é o espaço gastronômico do Maison Genève, sendo uma mistura de confeitaria, bistrô e café.

(Endereço: Av. Januário Miraglia, 3260, Vila Iara, Campos do Jordão. Informações: malhariageneve@gmail.com)

 

Aventura e diversão

 Aos amantes da natureza, a cidade tem diversas opções ao ar livre, tais como: arvorismo, passeio com cavalos, paintball, montanhismo, tirolesa, escalada, trilhas, entre outros, oferecidos por empresas especializadas em lazer e aventura. A Altus Turismo Ecológico traz algumas atividades em São Bento de Sapucaí, cidade próxima de Campos de Jordão, entre elas:

Trilha da Onça

A caminhada pela trilha da onça começa no centro de treinamento de alta performance, passa pela crista da Serra da Mantiqueira e termina no pico do Itapeva. Durante o passeio, é possível observar uma variedade de ambientes e mirantes naturais, os turistas passam por uma mata nebular e amplos campos de altitude. Para quem quer contemplar uma belíssima vista, esse é o passeio ideal.

Subida na Pedra do Baú

O passeio consiste na caminhada em trilhas e subida ao topo da Pedra do Baú por via ferrata (escadas de metal fixas na rocha), com aproximadamente 600 degraus e acompanhamento de condutores especializados em montanhismo e uso de equipamentos de segurança. A aventura garante uma visão das mais belas e impressionantes formações rochosas do Brasil, com monólito de quase 350 metros de altura.

 

Altus Turismo Ecológico
(Avenida Senador Roberto Simonsen, 1724 (caminho
da ducha de Prata), Vila Inglesa – Campos do Jordão.
Informações: (12) 3663-4122 / (12) 3663-8375
Site: www.altus.tur.br)

 

Passeios diversos


Estrada de Ferro Campos do Jordão Emílio Ribas


Situada no centro de Capivari, a estação é o ponto de partida dos bondes e trens que passam por trechos da Serra da Mantiqueira, com destino à estação Lefévrè, em Santo
Antônio do Pinhal, onde está localizado o mirante de Nossa Senhora Auxiliadora.


Teleférico


Localizado no parque de Capivari, este foi o primeiro teleférico construído no Brasil, possui 74 cadeiras e alcança 160 m de altura com destino ao Morro do Elefante. De lá,
é possível ver belas paisagens do bairro.


(Endereço: Av. Doutor Emílio Ribas, s/n - Vila Capivari – Campos do Jordão. Informações: (12) 3663-1531)

 

Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal)
Conhecido como Horto Florestal, o Parque Estadual de Campos do Jordão foi criado em março de 1941, possui uma rica fauna, com mais de 186 aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como o papagaio- -de-peito-roxo, a jaguatirica e a onça parda. O local tem muitas opções para os visitantes, dentre elas: a trilha Monteiro Lobato, que é curta e de baixo nível de dificuldade, acompanha o riacho das trutas e apresenta às crianças referências às obras do célebre escritor Monteiro Lobato. Ainda para os pequenos, a trilha das Quatro Pontes garante ar de aventura, já que, entre as quatro pontes, duas são pênseis, com percurso de 1 km de extensão.
A trilha da cachoeira é um pouco mais extensa, com 4,7 km, e leva os visitantes a conhecer a cachoeira do Galharada. Para encontrar araucárias centenárias e ver as corredeiras do rio Sapucaí, este passeio é o ideal. Já a trilha da Celestina atrai pessoas que possuem bom condicionamento físico e com disposição para subidas. No percurso é possível encontrar animais, chegando a 1.900 m de altura, há uma visão panorâmica do local.

(Endereço: Av. Pedro Paulo, s/nº, Horto Florestal - Campos do Jordão. Informações: (12) 3663-3762)

 

Museu Felícia Leirner
O acervo do museu reúne 85 esculturas, localizado em uma área de aproximadamente 35 mil metros quadrados. As obras são em bronze, cimento branco e granito e podem ser admiradas ao ar livre no jardim do espaço que divide com o auditório Cláudio Santoro.

(Avenida Doutor Luís Arrobas Martins, 1880, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão.Informações: (12) 3662-6000 ou contato@museufelicialeirner.org.br)

Auditório Cláudio Santoro e Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Com arquitetura moderna que mistura elementos rústicos com grandes paredes

em vidro, valorizando as paisagens dos entornos e a luz natural, o auditório Cláudio Santoro é um dos locais do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e com a Fundação Osesp, é o maior e mais importante evento de música clássica da América Latina e, este ano, completa o seu 46º aniversário.
 O festival começa no dia 4 de julho e, além do auditório, contará com apresentações diárias em praças públicas, centro cultural e igrejas, terminando no dia 2 de agosto.

Parque Floresta Encantada

O local oferece uma certa magia e encanto às crianças e adultos com visitação a sete casas temáticas como a casa das bruxas, dos coelhos, dos gnomos, dos anjos, dos fantasmas, das bonecas e do papai Noel, no meio de um bosque de matas naturais. As casas são construções simples, mas que dão originalidade aos temas.
O Parque da Floresta encantada fica em uma área de aproximadamente 12 mil metros e localizado a mil metros da Ducha de Prata, no início da subida para o pico Itapeva.

(Endereço: Rua Arandi, nº 270, Vila Porã, Campos do Jordão.. Informações: (12) 3663 - 2596)

 

Baladas
Durante a alta temporada e feriados prolongados, algumas festas sobem a Serra e se instalam em Campos do Jordão, fazendo a alegria do público jovem. Entre os locais mais procurados pelos baladeiros e boêmios está o Fire Up Villa Devassa, com ambiente sofisticado e localizado no bairro Capivari, no centro turístico da cidade. A balada sazonal está em sua 8ª temporada e atrai um público que busca música de qualidade e alta gastronomia.
Este ano o chefe de cozinha Luiz Ferreira do restaurante II Tartufo Bistro, de Campos do Jordão, é quem assina o cardápio do evento. Entre as opções oferecidas, há aperitivos como bolinho de bacalhau e a batata frita australiana e também pratos especiais, como o Mignon Fire Up, um mignon grelhado regado a queijo camembert, servido com arroz com amêndoas em lâminas. Nesta edição, os drinks criados com amarula serão o diferencial.

 (Rua Vitor Godinho, 72 – Capivari, Campos do Jordão Informações: (11) 2769 - 1112)

Campos do Jordão Como chegar:
De carro: pela rodovia Ayrton Senna / Carvalho Pinto (SP - 070), é a melhor opção para quem sai de São Paulo. Percurso: pegar a Rodovia Ayrton Senna até o final, depois seguir pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP –123), que dá acesso a Campos do Jordão. A cidade está localizada a 167 km de São Paulo, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba com duração média de 2 horas de viagem. De ônibus: pela empresa Pássaro Marrom, saindo do Terminal Rodoviário do Tietê. Informações: 0800 285 3047 ou www.passaromarrom.com.br foto Gilberto Costa

por Yone Shinzato / MTB 49976
colaboradora Roberta Alves (estágiaria de jornalismo)

Compartilhe este Artigo