Surfe e cultura na Riviera Nayarit*

Surfe  e  cultura  na  Riviera Nayarit*

Encravado na imponente Serra Madre Ocidental e banhada pelas águas do oceano Pacífico, Riviera Nayarit se apresenta como um dos destinos mais atrativos do México. A área estende-se ao redor de 300 quilômetros ao longo da costa, precedida de floresta montanhosa em frente às ilhas costeiras. Para os que quiserem conhecer o lado mais rural e campestre do México, a riviera possui um vasto espaço aberto.
Ao longo da costa de Nayarit, estendem-se praias para todos os gostos: algumas delas possuem exclusivos complexos hoteleiros para os que procurarem luxo, outras menos frequentadas para aqueles que quiserem relaxar, algumas têm fluxo de onda mais forte para os que gostam de fazer de surfe. As ilhas, mangues e pintorescos povoados, adicionam-se aos encantos da região.
Bahía de Banderas, ao sul da riviera, é conhecido por receber, ano após ano, centenas de baleias corcovadas que oferecem um espetáculo único. Nesta região se encontram vários lugares de interesse turístico, bem como Nuevo Vallarta e Punta Mita, onde se estabeleceram luxuosos campos de golfe, ancoradouros, centros comerciais e hotéis. Por outra parte, Puerto Vallarta é famoso pela extensa orla marítima e sua agitada vida noturna.
Riviera Nayarit também é lar de praias solitárias e povos com uma extraordinária riqueza natural. É o caso dos Flamingos, onde é possível desfrutar de três bonitos lagos; Bucerías, com uma longa praia e ruas empedradas; La Cruz de Huanacaxtle, um pitoresco povo de pescadores; Destiladeras, paraíso dos surfistas; Ilhas Marieta, uma reserva ecológica e Sayulita, um povoado boêmio ideal para acampar.

No centro do corredor turístico, localizam-se o Rincón de Guayabitos, cujas praias de águas cristalinas e fluxo de onda tranquilo assemelham-se a uma grande piscina. Muito perto daí encontramos o santuário pré-hispânico Altavista e a praia semivirgem de Chacala, lugar para se deixar surpeender pela natureza.
O município San Blas, localizado no norte da riviera, alberga uma grande biodiversidade, bem como vestígios arqueológicos. Aqui é possível percorrer os mangues de La Tovara, pegar um passeio para conhecer a Ilha Isabel, observar aves em Singayta, fazer surfe na Bahía de Matanchén, visitar as ruínas da fortaleza de São Basílio, conhecer a Ilha de Mexcaltitlán e visitar a zona arqueológica Los Toriles.
A oferta gastronômica da riviera é muito variada: nos hotéis e restaurantes luxuosos oferecem pratos gourmet preparados com mariscos frescos, sempre com um toque pré-hispânico. Nas praias e nos povoados é possível degustar deliciosos manjares, bem como almôdega de camarão, o tradicional peixe “zarandeado”, aguachile (prato feito à base de camarões), tlaxtihuille (atole de milho, pó de camarão e chile), chicharrón de pescado (torresmo de peixe), tamales de camarão, tacos ou tostadas de marlín e muitas outras delícias.
Os huicholes são o grupo étnico mais conhecido da região, distinguem-se pela vestimenta tão chamativa e seus chapéus enfeitados com penas, bem como seus coloridos e elaborados artesanatos, entre os que se destacam as máscaras e figuras de animais feitos com chaquiras, quadros, sacolas e joalheria.


*O destino é comercializado como “Vallarta-Nayarit”, que inclui Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, pois é um destino que compartilha aeroporto e encontram-se muito perto um do outro.

texto Divulgação/Visit Mexico
©CPTM/Fotos: Ricardo Espinosa-reo

Compartilhe este Artigo