Dieta do Ano

Todo começo de ano...começo de uma dieta

Todo ano que começa faz com que as esperanças se renovem e as expectativas para mudanças aumentem, principalmente em relação a algo “novo” para atingir o tão sonhado emagrecimento.
Qual será a “nova dieta neste ano”? Será que com esta as minhas chances de conseguir o tão sonhado emagrecimento irão aumentar? Ou, até mesmo, conseguirei resgatar minha saúde? Estas  perguntas são bem comuns.
Estas dietas milagrosas sempre aparecem e se espalham rapidamente tanto pela mídia, quanto pelas redes sociais, pois este assunto parece ser de interesse geral. Geralmente, elas não têm embasamento científico, comprometem a saúde, são desequilibradas nutricionalmente e são aderidas por pouco tempo. Aqueles que se atrevem a fazê-las, logo caem novamente na frustração de não conseguir atingir o tão sonhado objetivo.
Chega de ficar caindo outra vez nestas “dietas da moda”, da Fulana famosa ou coisa parecida, pois o que de fato a ciência tem nos mostrado é que a personalização de todo e qualquer tratamento, inclusive o nutricional, é o mais efetivo, eficaz e que traz os melhores resultados, garantindo continuidade.
A verdadeira nutrição centra-se na prevenção de doenças e manutenção da saúde e em dietas personalizadas, não em dietas padronizadas, desequilibradas e altamente restritivas. Entender como os diferentes meios de interação entre genes e dieta podem contribuir para alcançarmos este objetivo torna-se de fundamental importância. Este é um tema complexo, porém fascinante, sobre o qual ainda pouco conhecemos, mas que muito interesse tem despertado no mundo da Ciência.
A relação entre nutrição genética e genoma está sendo cada vez mais evidenciada.
A Nutrigenômica (ou Genômica Nutricional) surgiu neste contexto, estudando como alimentos, nutrientes e outros compostos bioativos ingeridos influenciam o genoma. Portanto, a Nutrigenômica permite estudar ao longo do tempo a influência da dieta na estrutura e expressão dos genes, favorecendo condições de saúde ou de doença.
Não é difícil observar que os benefícios e malefícios da ingestão dos alimentos não são iguais para todo mundo. Ou seja, o grau de influência da dieta na saúde pode depender da constituição genética.  A própria escolha dos alimentos e o apetite certamente são influenciados pela constituição genética. Sabe-se, de fato, que as necessidades de alimentos, nutrientes e compostos bioativos variam de um indivíduo para o outro (particularmente devido aos molimorfirmos gênicos) e influenciam o risco individual de doenças ao longo da vida.
Temos também a Nutrigenética, que estuda como a constituição genética de uma pessoa afeta sua resposta à dieta. Vislumbra-se que os avanços tanto da Nutrigenômica quanto da Nutrigenética serão de fundamental importância para o estabelecimento de intervenções dietéticas personalizadas, com o objetivo de se reduzir o risco de doenças e promover a saúde.
Temos ainda o conceito de epigenética. Definida como o estudo das mudanças na atividade do gene que não envolvam alterações na sequência do DNA, a Epigenética está recebendo cada vez mais atenção.
A maioria das mudanças epigenéticas ocorrem em momentos específicos da vida de um ser humano, desde a fase intrauterina, passando pelo desenvolvimento do recém-nascido, em seguida pela puberdade e na terceira idade. Envolvem modificações moleculares do DNA,  e, como tal, têm implicações no que se refere ao risco de doenças, tais como o câncer, obesidade e diabetes mellitus.
Portanto, a Dieta do ano é a sua na verdade, aquela feita para você, respeitando toda a sua individualidade bioquímica. É isto que todos os estudos feitos nestas novas áreas de estudo da ciência da nutrição demonstram. Sabemos que temos muito a estudar e também que mudar hábitos alimentares e estilo de vida. Não é tão simples quanto muitos pensam, esse processo envolve uma série de fatores e inclusive um comprometimento e um tempo necessário para os resultados aparecerem.

Referências:
Nutrition Reviews. Vol. 68, Supplement 1, Pages S38–S47
Cancer Prev. Res. 2010, Vol. 3, pp. 1505-8
Newborn Epigenetics STudy (NEST)
http://utmext01a.mdacc.tmc.edu/dept/prot/clinicaltrialswp.nsf/Index/2007-0845
BMC Public Health (2011, 11:46) http://www.biomedcentral.com/1471-2458/11/46
Nutraingredients.com

 

Dra. Roseli Rossi

Dra. Roseli Rossi

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Funcional e Fitoterapia. Clínica Equilíbrio Nutricional

Compartilhe este Artigo